Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Zeca e Zico Filho – Casinha Amarela

Zeca e Zico Filho 01

Zeca e Zico Filho 02
Zeca e Zico Filho 03

Contatos (XX17) 3227-5760, 97062211

Pessoal, felizmente aqui está o primeiro disco do Zeca e Zico Filho, infelizmente também o primeiro do Zeca sem o Zico. Não temos link para download desse álbum, tampouco vamos postá-lo, pois trata-se de um trabalho recente e não seria justo que fizéssemos isso; precisamos, sim, adquirir o disco e prestigiar esses dois grandes batalhadores.

A maioria das músicas desse CD, são velhas conhecidas nossas, mas existem alguma inéditas e entre elas podemos destacar: “Casinha Amarela” do meu amigo Miguel Costa da cidade de Boa Esperança do Sul, compositor dos bons, entre suas composições merece destaque “Meu Endereço” gravada por Cézar e Paulinho; também “Regência do Destino” de autoria do grande José Calixto Rodrigues, de São José do Rio Preto, que tem músicas gravadas com Zé do Cedro e João do Pinho, Ronaldo Viola e João Carvalho, Pirajá e Pratini, João Mulato e João Carvalho, Miltinho Rodrigues e Piraguá e Pratini, entre outras.

O Zeca esteve em Bauru, hoje, 16.09.2009, para um tratamento preventivo da visão, que segundo ele mesmo me disse, está tudo bem. Aliás, ele nem precisaria me dizer que está bem; autografou o disco que me deu sem precisar usar óculos, enquanto eu, com quase 20 anos menos que ele, sem óculos, mal consigo ver o disco.

Ele também gravou  uma entrevista para dois alunos de Jornalismo da Unesp de Bauru que estão fazendo um belo trabalho de conclusão do curso sobre a História da Música Sertaneja que, assim que possível, vamos postar aqui no blog, a entrevista e todo o trabalho dos meninos, se eles permitirem.

Estivemos juntos eu, o Zeca, meu irmão Jotha Camargo e o Cândido Carneiro. Tiramos várias fotos juntos, mas não foi possível postá-las hoje por que não achei o cabo USB para copiar as fotos para o PC. O mais importante, realmente, fazer a divulgação da nova Dupla Zeca e Zico Filho.

A seguir, uma pequena parte da Biografia de Zico e Zeca e Zeca e Zico Filho que roubamos do Site Recanto Caipira da minha amiga Sandra Cristina de Ribeirão Preto.

Antônio Bernardo da Costa (Zico) nasceu em 04 de janeiro de 1931, e Domingos Paulino da Costa (Zéca) nasceu em 12 de setembro de 1932, ambos em Itajobi, interior do estado de São Paulo.

Filhos de Gabriel Paulino da Costa e Maria Rosa. Ao todo o casal teve 13 filhos, mas se criaram 9. São irmãos de outra grande dupla: "LIU E LÉU" e primos de primeiro grau de "VIEIRA E VIEIRINHA", pois o pai, o sr. Gabriel, era irmão de dona Gabriela (mãe de Vieira e Vieirinha). Família de tradicionais violeiros e cantadores. Zico e Zéca tiveram fortes influências dentro da própria família. O pai tocava viola e cantava. A mãe também cantava e tinha bons violeiros em sua família. Dona Maria Rosa tinha um tio chamado Ignácio que também cantava, e que segundo sr. Gabriel, não existia outro igual. Messias Garcia, que fez parte da famosa "Turma Caipira Cornélio Pires" nos anos de 1929 e 1930, era primo de segundo grau de dona Maria Rosa. Zico e Zéca e os demais irmãos foram criados em sua terra natal, Itajobi, trabalhando nas lavouras de café, e nas horas vagas se apresentavam nas festas das fazendas da redondeza, onde cantavam e dançavam catira.

Começaram a cantar em rádio em 1948,...

ZICO E ZÉCA cantaram juntos profissionalmente por 54 anos e meio. A dupla só veio a se desfazer por uma fatalidade do destino. Após uma apresentação na cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP, em 22 de abril de 2007, Zico sofreu uma queda acidental, batendo fortemente a cabeça onde fraturou o crânio. Foi internado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde passou por uma cirurgia e ficou hospitalizado por 38 dias. Seu quadro veio oscilando até que entrou em coma, e infelizmente no final da tarde de 30 de maio de 2007, calou-se para sempre a mais bela primeira voz que o Brasil já conheceu, deixando uma enorme lacuna no cenário sertanejo. Zico foi sepultado em sua terra natal, Itajobi/SP, na tarde de 31 de maio, recebendo homenagem de seus parentes, amigos e fãs.

Mas toda essa trajetória trilhada por esta maravilhosa dupla não poderia acabar. Seu irmão Zéca, resolveu dar continuidade a este trabalho, formando uma nova dupla com o filho do Zico, Jarbas Bernardo da Costa, também nascido em Itajobi/SP, e estão fazendo shows por todo o Brasil com o nome de "ZÉCA E ZICO FILHO", e estão entrando em estúdio para a gravação de seu primeiro disco juntos.

Zéca, você está de parabéns por dar continuidade a este belo trabalho que você realizou com seu irmão Zico por mais de meio século, e nós seus fãs e amigos desejamos muita sorte e sucesso, e que Deus continue abençoando esta voz tão linda e que sejas muito feliz nesta nova trajetória.

Veja a biografia completa clicando no link abaixo:

http://www.recantocaipira.com.br/zico_zeca.html

4 comentários:

  1. Esse cd parece muito bom,como faço para baixar????valeu

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me, mas não posso fazer isso. Trata-se de um trabalho recente e eles precisam vender disco. Trabalho novo eu posto com autorizção dos responsáveis, quem nem sempre é o artista, às vezes é a produtora quem autoriza.

    ResponderExcluir
  3. olá amigo Tião Camargo, tudo bem, sou da radio cidade fm de nova lacerda no mato grosso, e estamos recebendo pedidos de musica de zico e zeca filho, mas ainda nao temos aqui na radio, sera q seria possivel enviar pra gente as musicas desses meninos.agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos da Rádio Cidade FM, favor me mandar o e-mail que mando o CD do Zeca e Zico Filho para divulgação. Não posso postar no blog por se tratar de trabalho recente e não tenhho autorização para isso. Também não acho justo.

    ResponderExcluir