Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Flauzino e Florêncio

Flauzinho e Florêncio

Em 1939, lançaram pela Columbia as modas de viola "Futibor no arraiá", de autoria da dupla e "Ritinha", da dupla em parceria com o Capitão Barduíno, a valsa "Saudades de Rio Preto", da dupla, e a canção toada "Coqueiro véio" também de autoria da dupla. Em 1940, gravaram de autoria da dupla a mazurca "Minha história". No mesmo ano, gravaram, de Ari Machado, a moda de viola "Moda do Estádio Pacaembu", alusiva ao estádio de futebol do Pacaembu em São Paulo, inaugurado naquele ano. Em 1942, gravaram, de José Marcílio e Ari Machado, a valsa "Marília", e de Ari Machado, a toada "Boiadeiro". A dupla provavelmente dissolveu-se nesse mesmo ano. Em 1943, Florêncio formou dupla com Raul Torres e Flausino formou nova dupla, com Hortênsio, com quem gravou no mesmo ano a mazurca "Noites de São João" e a valsa "Saudades de Igaratá", as duas de Petronila Souza, a moda de viola "Sertanejo patriota", de autoria da dupla e Petronila Souza, e a canção "Lua", de Domício Francisco da Silva, e ao que parece, encerrou suas atividades logo em seguida.

Florêncio, violeiro, cantador e compositor, nasceu numa família de músicos e cantadores. Iniciou como calouro na Rádio Record, onde interpretou "Casinha Pequenina", tendo sido aprovado. Suas apresentações ficaram marcadas pela utilização de uma viola vermelha. Começou a estudar para ser farmacêutico, mas acabou desistindo e seguiu a carreira artística.

João Batista Pinto, o Florêncio, nasceu em Barretos em 1910 e morreu na mesma cidade em 1970. Antes de morrer, deu sua famosa Viola Vermelha de presente ao Tião Carreiro que, em sua homenagem, gravou em 1984 com o Pardinho a moda de viola “Viola Vermelha”, de Tião Carreiro e Jesus Belmiro.

Do Flauzino, infelizmente, não temos nenhum dado.

  1. Saudade de Rio Preto (Flauzino e Florêncio) (1939)
  2. Futebor no Arraiá (Flauzino e Florêncio) (1939)
  3. Obrigação de Sumana (Flauzino e Florêncio) (1939)
  4. Devoção das Muié (Flauzino, Florêncio e Capitão Barduíno) (1939)
  5. Moda da Laranja (Flauzino, Florêncio e Ari Machado) (1940)
  6. Moda do Estádio do Pacaembu (Ari Machado) (1940)
  7. Imposto do Sortero (Flauzino e Florêncio) (1939)
  8. São Paulo X Pará (Flauzino e Florêncio) (1939)
  9. Ritinha (Flauzino, Florêncio e Capitão Barduíno) (1939)
  10. Coqueiro Véio (Flauzino e Florêncio) (1939)
  11. Morena do Brasil (Ari Machado) (1940)
  12. Minha História (Flauzino e Florêncio) (1940)

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário