Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Falando do Goiá

Tião, estou lhe enviando um artigo de minha lavra que foi publicado no Jornal da Cidade, em 6/11/008, sobre minha ida a Coromandel. 

 
O PESCADOR DE POESIA

   
Tendo como destino as cabeceiras do rio Parnaíba segui as rotas tortuosas do alteroso relevo onde brotam as primeiras nascentes desse rio que serve para demarcar a divisa dos estados de Minas com Goiás, rodovias simples, mas bem cuidadas, me levaram a um ponto perdido no mapa mineiro, onde a beleza do lugar e a calma de seus habitantes dão aos visitantes a impressão de que  o paraíso não é uma coisa impossível, a beleza de Coromandel e a simplicidade de sua gente foi distribuída para o Brasil e o mundo em forma de poesia e canção pelo seu filho mais ilustre, Gerson Coutinho da Silva, ou simplesmente Goiá, que viveu intensamente seus quarenta e seis anos e nos deixou em 1981.


Enquanto pescador eu tinha dois objetivos, pescar dourados nas primeiras correntezas do Parnaíba e reservar uma tarde calorosa para fisgar alguns carás no encantado poço verde  onde as copas dos buritis projetam suas sombras sobre a quietude do remanso azulado, cenário recorrente nas mais belas canções do poeta.


Passei três dias no rancho amizade , ouvindo os causos do seu Nelson Coutinho irmão do Goiá, hoje com 66 anos, ainda vive em Coromandel com a esposa   dona Conceição e me receberam com muito carinho e hospitalidade, próprio dos mineiros,  como um guia turístico me levou para conhecer os arredores da  cidade onde pude contemplar belos cenários e ouvir canários nos macaubais.


Embebido em poesia e paz, deixei as margens do rio Parnaíba trazendo em meu samburá discos inéditos de Goiá e muita saudade da pequena Coromandel.                  


Lázaro Carneiro

6 comentários:

  1. Vejam o site de Goiá Filho, que gravou recentemente um CD com musicas do pai e próprias, coisa de 1a. qualidade.
    www.leonelegoiafilho.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ouvi o CD de Leonel e Goiá Filho. Ficou excelente e espero que essa dupla vá longe, levando as músicas do poeta Goiá a todos os rincões desse país. Eu penso que Goiá fez mais de 800 belas canções, mas não teve tempo de divulgar ganhar dinheiro com o seu trabalho. Seu filho pode continuar o trabalho do pai.Na minha avaliação de músico e compositor, também filho de Coromandel,esses rapazes são melhores do que muitos que estão fazendo sucesso por aí. Sucesso, garotos! Vão em frente. Informo que tentei entrar no site de Leonelegoiafilho mas não consegui. Um abraço.Jotamachado-Bras´silia-DF

    ResponderExcluir
  3. Boa noite ! Faz dias que estou tentando enviar um email para Leonel e Goiá Filho e a mensagem retorna. Será que está com problema ? Agradeço atenção...

    Atenciosamente,

    Dalva
    (buenolandre3@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite amigos,O Goiá Filho entrou em contato comigo no mural e não deixou e-mail, ficou de mandar suas músicas para nossa Rádio Café Viola, tentei neste e-mail e não tive retorno.

    Se tiverem suas músicas mandem pra mim.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Amigo Tião Camargo boa noite, colocamos em nosso blog correio sertanejo o banner do festival que acontecerá dia 11/07/2010 em lucianópolis, mande pra gente notícias do meio sertanejo para que possamos postar em nosso blog.

    http://correiosertanejo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite ! Consegui o email do Goiá Filho para a compra do CD "Goiá Filho e Leonel".
    Anotem aí :quinho.coutinho22@hotmail.com. Já recebi os meus Cd´s. Goiá Filho é muito gentil.
    Tem o site : http://www.gutiproducoes.com.br , do violeiro Alexandre Saad que está com um kit (CD, DVD e SONG BOOK) DO MEMORIAL GOIÁ - "O POETA AINDA VIVE") maravilhoso. Vale a pena conferir.
    Atenciosamente,
    Dalva

    ResponderExcluir