Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mineiro e Manduzinho

Mineiro_e_Manduzinho

Primeira Dupla

A primeira dupla Mineiro e Manduzinho surgiu por volta de 1954, tendo vencido um Festival da Rádio Record de São Paulo. O Mineiro era na verdade o compositor Alcindo Freire que compôs diversas músicas que foram gravadas por renomadas duplas caipiras tais como Vieira e Vieirinha e Zilo e Zalo.

O "nome de Batismo" de Manduzinho era Euclides Leite de Andrade, de acordo com informação enviada por e-mail pelo seu filho caçula Elieber Leite.

Mineiro e Manduzinho gravaram em 1955 seu primeiro disco 78 RPM pela RCA Victor, com a toada "Rosa Traiçoeira" (D. M. dos Santos - Teddy Vieira - Lauripe Pedroso) e a moda de viola "Preto de Alma Branca" (Lauripe Cardoso - Teddy Vieira). No mesmo ano, gravaram mais quatro discos 78 RPM também na RCA Victor (hoje BMG).

Um fato marcante na carreira artística da primeira dupla Mineiro e Manduzinho é que eles foram os primeiros a gravar músicas de Teddy Vieira, compositor do qual Mineiro e Manduzinho eram muito amigos. Foi Teddy Vieira que lançou a dupla e também assinou 8 das 10 músicas gravadas nos 5 discos de 78 rpm na RCA-Victor (hoje BMG) na década de 1950.

  1. Baile Moderno (Teddy Vieira e Vicente Lia) (1955)
  2. Caminho Errado (Teddy Vieira e Benedito Seviero) (1956)
  3. Criador de Passarinhos (Teddy Vieira e Biguá) (1955)
  4. Ferramenta de Caboclo (Teddy Vieira, Palmeira e Osvaldo Ude) (1955)
  5. Homem Perverso (Roque José de Almeida e Sebastião Vitor) (1955)
  6. João-de-Barro (Teddy Vieira e Muibo César Cury) (1956)
  7. Nossa Senhora da Abadia (José Ferreira e Teddy Vieira) (1955)
  8. Preto de Alma Branca (Lauripe Pedroso e Teddy Vieira) (1955)
  9. Resposta (Roque José de Almeida, Juvená e Ado Benatti) (1955)
  10. Rosa Traiçoeira (Teddy Vieira e Lauripe Pedroso) (1955)

DOWNLOAD

Foi inclusive a dupla Mineiro e Manduzinho a primeira a gravar o grande sucesso "João de Barro" ( Teddy Vieira - Muibo César Cury), o que se deu no ano de 1956 também na RCA Victor (e é dessa gravação o trecho musical que o Apreciador ouve ao acessar essa página).

Apesar da façanha histórica, a dupla Mineiro e Manduzinho não chegou a obter o merecido sucesso e passou praticamente despercebida, no entanto, o nome de Teddy Vieira ganhou projeção e foi imortalizado como excelente compositor.

Mineiro de fato veio a falecer em 1958, ocasião na qual a dupla já havia parado de cantar. Com a morte do Mineiro, Teddy Vieira compôes juntamente com Piraci a toada "Adeus Do Mineiro" que foi, em 1959, a gravação de estréia da dupla Zilo e Zalo, que teve uma curta amizade com a Mineiro e Manduzinho, já que eram cartazes na Rádio Bandeirantes de São Paulo-SP na época, quando ambas as duplas iniciavam a carreira.

E, com o final de carreira da dupla de tão pouca duração, Manduzinho voltou para Sorocaba-SP, onde faleceu no dia 30/12/2006.

00
000


Segunda dupla

E, em 1974, apareceu uma nova dupla, também Caipira Raiz, a qual já havia gravado alguns discos com outro nome, com o qual não haviam feito sucesso. Os integrantes da dupla adotaram então o nome artístico de "Mineiro e Manduzinho" e participaram de dois excelentes projetos na Marcus Pereira e também na Eldorado.

E foi no ano de 1980 que Mineiro e Manduzinho participaram do Álbum Duplo "Caipira-Raízes e Frutos", lançado pela Eldorado, que contou com apresentação de Antônio Candido, que escreveu um interessantíssimo texto no encarte. A dupla interpretou "Bombardeio" (Zé Carreiro - Geraldo Costa), "Rio Pequeno" ( Tonico - J. Merlini), "Rei do Gado" ( Teddy Vieira), "Situação Encrencada" ( Cornélio Pires) e "Toada de Mutirão (Paulista)" ( Cornélio Pires). O disco contou também com a participação de Adauto Santos e João Pacífico que, juntamente com Mineiro e Manduzinho, interpretaram "Estória de um Prego" ( João Pacífico), "Besta Ruana" ( Ado Benatti - Tonico), "Couro de Boi" ( Teddy Vieira - Palmeira, "Moda da Revolução" ( Cornélio Pires - Arlindo Santana), "A Morte de João Pessoa" (Zico Dias - Ferrinho), "Cruel Destino" ( Carreirinho) e "Rio de Lágrimas" ( Piraci - Lourival dos Santos - Tião Carreiro), além de também terem regravado "Pagode" ( Tião Carreiro - Carreirinho) nesse álbum duplo lançado em 1980.

  1. Rio Pequeno (Tonico e João Merlini)
  2. Bombardeio (Zé Carreiro e Geraldo Costa)
  3. Cruel Destino (Carreirinho)
  4. Estória de Um Prego (João Pacífico), com partic. de João Pacífico
  5. Besta Ruana (Ado Benati e Tonico)
  6. Carreira do Divino (Pedro Chiquito) - Pedro Chiquito
  7. Couro de Boi (Palmeira e Teddy Vieira), com part. de João Pacífico
  8. Rei do Gado (Teddy Vieira)
  9. Pagode (Tião Carreiro e Carreirinho)
  10. Violeiro Solteiro (Zé Carreiro e Carreirinho)
  11. Barra Pezada (José David Vieira, Zeca e Vicente P. Machado)
  12. Rio de Lágrimas (Piraci, L. dos Santos e Tião Carreiro)
  13. A Morte de João Pessoa (Zico Dias e Ferrinho)
  14. Boiadeiro Punho de Aço (Teddy Vieira e Pereira)
  15. Moda da Revolução (Cornélio Pires e Arlindo Santana) (Sobre a Revolução de 1924)
  16. Preto de Alma Branca (Lauripe Pedroso e Teddy Vieira)
  17. Rosa Traiçoeira (Lauripe Pedroso, Teddy Vieira e Tatu)
  18. Sertanejo Solitário (Zé Carreiro e Carreirinho)
  19. Situação Encrencada (Cornélio Pires)
  20. Toada de Mutirão (Recolhido do Folclore por Cornélio Pires), com partic. de Auto Santo e João Pacífico

DOWNLOAD

As dose primeiras músicas fazem parte do LP “Sucessos Sertanejos” Mineiro e Manduzinho, as demais são de outros álguns da dupla.

Biografia completa de Mineiro e Manduzinho no site (www.boamusicaricardinho.com)

3 comentários:

  1. Olá meu nome é Míriam Leite,filha do Manduzinho(Euclides Leite) A DATA DO FALECIMENTO DO MEU PAI ESTÁ ERRADA!!

    ResponderExcluir
  2. Mirim, obrigado por visitar nosso blog. As informações sobre a Dupla Mineiro e Manduzinho foram tirada do site do meu amigo Ricardino (www.boamusicaricardinho.com)onde consta que as mesma foram passadas por seu irmão Elieber Leite. Mas gostaria que me enviasse a data correta para que possamos fazer as devidas correções. Um abraço! slf.camargo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola apreciadores de mineiro e manduzinho,aqui vai um grande abraço de Elias filho do manduzinho em ouçam os filhos dele obrigado!!http://www.youtube.com/watch?v=zMAOCk3YqOg

    ResponderExcluir