Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

domingo, 30 de maio de 2010

Irmãs Freitas

Ana Lúcia e Luciana são os nomes artísticos escolhidos pelas irmãs Alice de Freitas Machado (nascida em Taquaral–GO, no dia 11 de novembro de 1961) e Ilda de Freitas Machado (nascida também em Taquaral–GO, no dia 24 de fevereiro de 1958).

Filhas de João de Freitas Machado e Maria José Pereira: uma família humilde e numerosa, composta por mais 10 irmãos, e que tiveram suas infâncias bastante ocupadas com o trabalho na lavoura, trabalho esse bastante pesado e exercido desde os 6 anos de idade, mas que não as impediu de desenvolver o gosto musical nem de participar das festas de Folias de Reis!

Irmãs de André e Andrade, Alice e Ilda iniciaram a carreira musical no ano de 1976, cantando em circos e festas no estado de Goiás, com apenas 15 e 18 anos de idade, respectivamente. Começaram na raça contra a vontade dos pais, que depois mudaram de opinião. Estrearam como profissionais cantando no Circo Pingo de Ouro em Caldazinha/GO.

Dois anos depois, em 1978, as Irmãs Freitas gravaram seu primeiro disco, pela Gravadora RDG (RDG-2035), com destaque para a música "Canoeira da Araguaia" (Albertino Soares, André e Andrade), cujo sucesso proporcionou à jovem dupla a contratação pela gravadora Chantecler, na qual elas gravaram os LP's seguintes. Foram contratadas também pela Rádio Record de São Paulo para integrarem o elenco do famoso programa sertanejo da época "Linha Sertaneja Classe A" apresentado por José Russo, onde atuaram por alguns anos.

Foi a partir dessa época que as Irmãs Freitas passaram a gravar e se apresentar em companhia do saudoso sanfoneiro Voninho (Ivone Ferreira Dias, o Voninho, natural de Jataí-GO), que enfeitava os arranjos e valorizava suas apresentações.

Além de atuar como acordeonista, Voninho também foi uma espécie de "empresário" das Irmãs Freitas, marcando shows, escolhendo o repertório, e às vezes até "atuando como guarda-costas".

Voninho havia iniciado sua carreira artística em 1963 em Jataí-GO, sua cidade-natal, tendo logo se entrosado no meio musical, com o apoio dos radialistas Jerônimo Gonçalves Assis, Edgard de Souza e José Béttio.

Consideradas como sendo "As Musas da Música Caipira", com um repertório selecionado, além de irradiar beleza e simpatia, as Irmãs Freitas fizeram e ainda fazem bastante sucesso em todo o país.

O jeito de cantar no estilo goiano, proporcionou às Irmãs Freitas uma característica muito especial que serviu para projetá-las no meio artístico musical.

Seus irmãos André e Andrade, também ajudaram bastante no início da carreira das Irmãs Freitas, passando-lhes a experiência e tendo sido responsáveis pelo lançamento da dupla. O pai (João de Freitas Machado), apesar de ter sido, de início, contra a carreira musical das filhas, acabou também sendo um grande incentivador, além de ter sido um dos compositores de seu repertório desde o primeiro LP.

Após algum tempo sem gravar, as Irmãs Freitas retornaram aos palcos com nova formação: Luciana (mãe) e sua filha Ouriana, e estão lançando agora o 14º trabalho da dupla, com destaque para a música "O Endereço Dele".

CONTATOS PARA SHOWS:
FONE: (62) 3259-5257
E-mail: irmasfreitas@hotmail.com

Texto: Sandra Cristina Peripato

Nenhum comentário:

Postar um comentário