Ultimo disco gravado por Zé Fortuna e Pitangueira
Obrigado ao meu amigo ademar afonso que nos enviou a foto da capa.
Nasceu em Itápolis-SP em 02/10/1923 (alguns biógrafos citam como 1917 o ano de nascimento de José Fortuna) e faleceu em São Paulo no dia 10/11/1983. Já compunha desde criança, quando acompanhava seu pai na lavoura e escrevia versos com um pedaço de madeira no chão de terra.
Considerado por muitos estudiosos como um dos melhores letristas da nossa Boa Música Brasileira, José Fortuna também era o compositor preferido de Cascatinha. Sua primeira composição "Moda das Flores" (em parceria com Raul Torres) foi gravada em 1944 pelos "Três Batutas do Sertão", ( Raul Torres, Florêncio e Rielli).
Em 1947 formou juntamente com seu irmão Euclides Fortuna (também de Itápolis, nascido em 1928) a famosa dupla "Zé Fortuna e Pitangueira". Mudaram-se para São Paulo no mesmo ano e, em 1948, já cantavam na Rádio Record. A partir de 1950 a dupla deu início a uma longa e brilhante carreira de sucesso sendo que ao mesmo tempo José Fortuna se destacava como compositor e versionista através de Guarânias, Toadas e Valseados.
E foi em 1952, que a dupla Cascatinha e Inhana lançou um disco 78 RPM contendo dois dos maiores sucessos de sua carreira, tendo vendido na época mais de 1 milhão de cópias: Duas famosíssimas Guarânias Paraguaias com versão em português de José Fortuna: "Índia" (Jose Assuncion Flores - Ortiz Guerrero - Versão: José Fortuna) e "Meu Primeiro Amor (Lejania)" (Herminio Gimenez - Versão: José Fortuna - Pinheirinho Junior). Popularizado esse gênero no Brasil, intensificou-se o intercâmbio musical com o Paraguai.
Outras versões de sua autoria e que fizeram sucesso na voz de Cascatinha e Inhana foram "Anahy" (J. D. S. Cordero - Versão: José Fortuna) e "Solidão" (Eládio Martinez - Jose Assuncion Flores - M. Cardozo - Versão: José Fortuna).
Em 1960, recebeu do então Presidente da República, Juscelino Kubitscheck de Oliveira, um cartão de Congratulação e Mérito pela composição de "Sob o Céu de Brasília", executada quando da inauguração da Nova Capital, sendo então considerada como o Hino Inaugural de Brasília (não confundir com o Hino "Brasília Capital da Esperança" (Ariowaldo Pires e E. Simão Neto).
Biografia completa de José Fortuna e Pitangueira em: Boa Música Ricardinho
- A Moça De Carro de Boi (Carlos Cesar-Zé Fortuna)
- Esteio de Aroeira (Zé Fortuna)
- Estrada de Chão (Aurelio Miranda)
- A Porteira (Carlos Cesar-Zé Fortuna-Osvaldo Bettio)
- Pecado de Amor (Zé Fortuna)
- Virgem Morena do Rio Paraiba (C. Cesar-Zé Fortuna)
- Voltando (Carlos Cesar-Zé Fortuna)
- Berrante de Ouro (Carlos Cesar-Zé Fortuna)
- Cante Comigo (Carlos Cesar-Zé Fortuna)
- Toadas da Saudade - Pout Porry
- Chuva na Serra (Carlos Cesar-Zé Fortuna)
- Que Falta Que Eu Sinto (Carlos Cesar-Zé Fortuna)
Muito lindo, recordar e chorar baixinho num canto bem escuro.
ResponderExcluirMuito lindo, recordar e chorar baixinho num canto bem escuro.
ResponderExcluir