Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Leôncio e Leonel (78 rpm, Volume 01)

Todas as fotos e informações sobre os discos de Leôncio e Leonel aqui postadas, pertencem ao site www.recantocaipira.com.br, da nossa sempre Colaboradora Sandra Regina Peripato.

leoncio_leonel_03

Monumento de Leôncio e Leonel na Praça Central de Bariri/SP

leoncio_leonel_17

leoncio_leonel_08

leoncio_leonel_05

leoncio_leonel_09

leoncio_leonel_10

leoncio_leonel_11

leoncio_leonel_12

leoncio_leonel_13

leoncio_leonel_14

leoncio_leonel_15

leoncio_leonel_16

leoncio_leonel_19

Em Ribeirão Preto em 1999

leoncio_leonel_28

Leonel, Sandra Regina e Leôncio

Benedito Leonel, o Leôncio, nasceu no dia 11 de fevereiro de 1932 em Itajú/SP. Faleceu em 15 de novembro de 2002, em Bariri/ SP. Guido de Souza, o Leonel, nasceu no dia 14 de dezembro de 1934, também em Itajú/SP. Curiosamente os sobrenomes são diferentes, apesar de serem irmãos, e o integrante da dupla com o nome artístico de Leonel não tem esse sobrenome, ao contrário de Leôncio. Os irmãos nasceram na roça e foram criados ajudando os pais no plantio de café, mas não abriram mão de cantar e tocar viola! Passaram a infância e a adolescência em Arealva, Bariri onde o Leonel reside atualmente, e Itapuí.

Como dupla caipira, os irmãos Leonel iniciaram a carreira artística em Bariri, no início da década de 1950. E nessa época eles se apresentaram pela primeira vez na Rádio Cultura de Pederneiras/SP. Em 1954 incentivados por diversos fãs e amigos, seguiram para a capital paulista, levado pelo amigo Cride Riqueza. Em São Paulo, os irmãos Leonel conheceram seus maiores ídolos que era Tonico e Tinoco. E o nome artístico "Leôncio e Leonel", adotado pela dupla a partir de então foi por sugestão do Tonico, da dupla coração do Brasil que já fazia enorme sucesso!

E foi na Rádio América de São Paulo que a dupla se iniciou profissionalmente, em 1955, quando foram apresentados ao Nhô Crispim por Teddy Vieira e Euclides Riqueza. Nhô Crispim apresentava o Programa "Alvorada Sertaneja", ao vivo, das 6:00 às 7:00 horas da manhã.

Com o término do contrato com a Rádio América, a Rádio Bandeirantes de São Paulo já estava de olho na jovem dupla que foi contratada e lá permaneceu por 8 anos, nos programas "Serra da Mantiqueira", comandado pelo Comendador Biguá e "Brasil Caboclo" do Capitão Barduíno.

Em 1956 Diogo Mulero, o Palmeira, era diretor artístico da RCA-Víctor e descobriu o talento de Leôncio e Leonel convidando-os para gravar o primeiro disco, o que se deu no dia 06 de agosto de 1956 tendo nesse 78 rpm, logo de início, o maior sucesso da dupla, que foi "Casinha de Aço" (Roque José de Almeida e Teddy Vieira). E na RCA, Leôncio e Leonel gravaram 5 discos 78 rpm, com as seguintes músicas:

- CASINHA DE AÇO (Roque José de Almeida e Teddy Vieira)
- ADEUS TERRA (Osvaldo Aude, Ado Benatti e Riqueza)

- NAMORO INVEJOSO (Teddy Vieira e Lourival dos Santos)
- MULA RUZIA (Palmeira)

- MÃE DO ASSASSINO (Teddy Vieira e Sebastião Víctor)
- DOIS CORAÇÕES QUE SE AMAM (Teddy Vieira e Biguá)

- VAI DE RODA (Palmeira e Teddy Vieira)
- BOTINA APERTA NO PÉ (Raul Tôrres)

- ENCONTRO D'APARECIDA (Ado Benatti e Sulino)
- AS DUAS JÓIAS (Ado Benatti e Teddy Vieira)

Em 1957, Palmeira saiu da RCA e passou a ser diretor artístico da Chantecler, para onde levou seus artistas, como as Irmãs Galvão, Sulino e Marrueiro, além de Leôncio e Leonel e da própria dupla Palmeira e Biá que eram duplas que até então gravavam pela RCA.

Na Chantecler Leôncio e Leonel estrearam em 1958 com a moda de viola "Boi Fumaça" (Sulino e Moacyr dos Santos) e o cururu "Morena de Casa Branca" (Raul Tôrres e Sebastião Teixeira). Por essa época, Leôncio e Leonel faziam bastante sucesso em todo o Brasil. Em 1961 gravaram na Chantecler o primeiro LP, intitulado "A Voz do Sertão". Nessa época era preciso fazer muito sucesso para lançar LPs, caso contrário era somente 78 rpm...

A dupla viajou bastante pelas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. No início da década de 70 eles se mudaram para Londrina/PR onde residiram por cinco anos e atuaram na Rádio Auri Verde naquela cidade. Voltando de Londrina, Leôncio e Leonel foram morar definitivamente em Bariri/SP.

Como não aceitaram certas imposições das gravadoras de um modo geral, a dupla ficou sem gravar no período de doze anos, que foi de 1984 a 1996, quando por insistência dos amigos, colegas e fãs, voltaram a gravar e a viajar.

Leôncio e Leonel apresentavam seus programas na Rádio Cultura de Bariri até novembro de 2002, quando Leôncio veio a falecer. Leonel continuou trabalhando na mesma emissora após o falecimento do irmão, no entanto, não voltou mais a cantar.
A maior parte do repertório de Leôncio e Leonel é composta de toadas, apesar da dupla também terr gravado modas de viola, pagodes, cateretês e outros rítmos diversos.

Além de composições próprias, Leôncio e Leonel também gravaram músicas de diversos renomados compositores, dentre os quais, Moacyr dos Santos, Sulino, Roque José de Almeida, Roberto Stanganelli, Benedito Seviero, José Fortuna, apenas para citar alguns.

Leôncio e Leonel gravou ao longo de sua carreira um total de 27 discos 78 rpm, 03 compactos e 22 LPs, além de 04 CDs de coletâneas, 03 CDs remasterizados de LPs e 02 CDs de lançamento.

Texto: Sandra Cristina Peripato (www.recantocaipira.com.br)

Fonte: www.boamusicaricardinho.com

10/1956 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1684
A - Casinha de Aço (Roque José de Almeida e Teddy Vieira)
B - Adeus Terra (Oswaldo Aude e Ado Benatti)

11/1956 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1696
A - Namoro Invejoso (Teddy Vieira e Lourival dos Santos)
B - Mula Ruzia (Palmeira)

05/1957 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1788
A - Mãe do Assassino (Sebastião Víctor e Teddy Vieira)
B - Dois Corações que se Amam (Biguá e Teddy Vieira)

11/1957 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1870
A - Vai de Roda (Teddy Vieira e Palmeira)
B - Botina Aperta no Pé (Raul Tôrres)

08/1958 - RCA VÍCTOR - Nº 80.1946
A - Encontro D'Aparecida (Ado Benatti e Sulino)
B - As Duas Jóias (Teddy Vieira e Ado Benatti)

08/1958 - CHANTECLER - CH-78.0011
A - Boi Fumaça (Sulino e Moacyr dos Santos)
B - Morena de Casa Brancda (Raul Tôrres e Sebastião Teixeira)

10/1958 - CHANTECLER - CH-78.0034
A - Cacho de Uva (Roque José de Almeida)
B - Destino Enganador (Teddy Vieira e Augusto Toscano)

02/1959 - CHANTECLER - CH-78.0086
A - Saudades de Alguém (Zé da Estrada e Pedro Bento)
B - Nunca Esqueço Dela (Compadre Generoso)

04/1959 - CHANTECLER - CH-78.0104
A - Separação (Souza e Biguá)
B - Carro de Boi (João Pacífico e Teddy Vieira)

07/1959 - SERTANEJO - PTJ-10.001
A - Rainha de Ouro Fino (Roque José de Almeida e Leonel)
B - Gaúcho Forte (Zilo e Nelson Gomes)

11/1959 - SERTANEJO - PTJ-10.040
A - Alma de Pedra (José Fortuna)
B - Adeus Querida (Pinguinha, Leôncio e J. Gomes)

Download

Um comentário: