Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

sábado, 12 de junho de 2010

Raízes Caipiras de Piracicaba na Era da Globalização

Recebi do meu amigo Poeta e Pesquisador Wenceslau Castilho, da Cidade de Piracicaba, o livro “Raízes Caipiras de Piracicaba na Era da Globalização”, de sua autoria e de sua filha Dinah Castilho.

Parabéns Wenceslau e Dinah! Adorei o livro e recomendo a todos aqueles que querem saber um pouco mais sobre as origens do Caipira e da Música Caipira, principalmente o Cururu, Catira e Moda de Viola.

Um belo trabalho!

digitalizar0016

digitalizar0019

digitalizar0020 digitalizar0021  digitalizar0017

11 comentários:

  1. FIQUEI ENCANTADA EM VER MEU AVÔ WENCESLAU CASTILHO E MINHA MÃE DINAH CASTILHO. ELES SÃO MINHAS JOIAS PRECIOSAS. O LIVRO DELES ESTÁ ESPOSTO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PIRACICABA, E EM TODAS AS ESCOLAS PUBLICAS DE PIRACICABA.. PARA TODOS OS ALUNOS GANHAREM MAIS CONHEÇIMENTO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO....
    UM GRANDE BEIJO...
    DE: Bruna castilho

    ResponderExcluir
  2. "///.Atualmente vemos como se expandiu o gênero "Sertanejo"com todo ímpeto á alta sociedade,mas vai aqui um alerta:"O que vemos hoje,infelizmente não é aquele "Sertanejo de raiz,mas simplesmente músicas românticas que não tem nada de música de raiz ao estilo do caboclo do sertão.Como Folclorista,estou decepcionado ao presenciar tantas músicas de outros estilos que deixam muito a desejar,não que eu esteja excedendo as limitações,mas isso é o que está ocorrendo realmente..."Atenciosamente..Wenceslau Castilho"///.

    ResponderExcluir
  3. "///.(Moendas da velha fazenda). Você não sabe seu moço..como é tão belo e tão lindo..ver as matas no cerrado..e as flores dos ipês se abrindo..as mocinhas da fazenda..com seus vestidos de renda..o ranger das velhas moendas..nas mangueiras os bois mugindo..

    ResponderExcluir
  4. "///.( Moendas da velha fazenda )."Poesia de minha autoria".."Na sombra de um caramanchão..numa tarde ensolarada..ao ponteio da viola..cantando guarânias e toadas..relembrando do sertão..das águas do ribeirão..quando nhá benta e pai bastião..faziam suas plantações..lá nas terras da baixada..

    ResponderExcluir
  5. "///.( Moendas da velha fazenda )."Poesia de minha autoria".."No meio do matagal..o sabiá laranjeira..faz o ninho nas ramadas..ao lado da trepadeiras..o Benteví do peito amarelo..a juriti e o cuitelo..com seus cantares tão belo..encantam a floresta inteira..

    ResponderExcluir
  6. "///.( Moendas da velha fazenda )."Poesia de minha autoria".."Quem chegar no meu ranchinho..neste pedaço de chão..sempre encontra um cafezinho ..quentinho sobre o fogão..na minha vitrola antiga..ouvimos muitas cantigas..não há seu moço quem diga..que falta paz no sertão..

    ResponderExcluir
  7. "///.( Moendas da velha fazenda )."Poesia de minha autoria".."Sou compositor e poeta..escrevo versos em rimas e prosa..quero homenagear o fundador desta cidade alterosa..destemido povoador..Antonio Correia Barbosa..que fez a transformação..de Vila da constituição..onde tudo era sertão..hoje é uma cidade famosa..

    ResponderExcluir
  8. "///.( Moendas da velha fazenda )."Poesia de minha autoria".."Os picas-paus? que teimosos..já logo de manhã cedo..pico-coram as cascas duras..nos troncos dos arvoredos..os vendavais nos coqueiros..parecem contar segredos..do tempo que já se foi..dos velhos carros de bois..das festanças e dos folguedos..

    ResponderExcluir
  9. "///.Para a maioria que não me conhece,eis minha identificação:"Eu sou Wenceslau Castilho";moro em Piracicaba à mais de cinquenta ano,sou aposentado da Guarda civil,aonde trabalhei durante quinze anos.Atualmente sou palestrante em diversas áreas de atividade,tais como:"Folclore sertanejo;histórias da minha cidade,transporte ferroviário,funcionamento de "Usinas de açúcar e álcool,inclusive "Fitoterapia e eletrotécnica,onde passo me dedicando o tempo todo. Tratando-se do "folclore"; faço pesquisas juntamente com minha filha (Dinah Castilho"..que é formada em especialização geográfica,tendo seus estudos voltados á pesquisa da terra em sua totalidade.Mediante esse contexto,foi que resolvemos pesquisar juntos o "Folclore sertanejo". Cumpre-me informar-vos que, aqui em nossa cidade somos os únicos folcloristas ainda em plena atividade nessa modalidade em defender e escrever sobre a música de raiz..Atenciosamente..Wenceslau Castilho..06/5/2015

    ResponderExcluir
  10. Grande abraço, Wenceslau! Manda-me seu trabalho para que possamos publicar aqui no blog.

    ResponderExcluir
  11. "///.Levo ao conhecimento à quem possa interessar,que,eu,Wenceslau Castilho e Dináh Castilho, possuímos um farto material literário sertanejo,para iniciarmos a montagem necessária `para escrevermos mais um livro sobre a música "Sertaneja".Esse nosso trabalho abrangerá desde o Homem do campo às lavouras de cereais,principalmente o cultivo da "Cana de Açúcar e sua colheita,e o transporte até às Usinas;com detalhes sobre a fabricação de "Açúcar e Alcool ; a partir da Caldeira até ao estágio final;que é a secagem e embalagem ( Ensacamento )do referido Açúcar. Em seguida; explicaremos sobre a fabricação da "Viola";como se prepara a madeira;a fabricação;as afinações; e por último: quais os requisitos para ser um bom e inteligível "Folclorista". O nome desse livro será: "Entre o mel da cana e o ponteado da Viola"...até lá..um forte abraço...Atenciosamente:Wenceslau Castilho...

    ResponderExcluir