Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

domingo, 8 de dezembro de 2013

Tuta e Tota – Volume 01

Tuta e Tota

  1. A força do amor - Nacim Filho E Cláudio Duarte
  2. Falso juramento - Tuta e Nelson Gomes
  3. Ontem e hoje - Tuta
  4. Destinos desiguais - Tuta e Lourival dos Santos
  5. Não te quero mais - Tuta
  6. Meu penar - Tuta e José Russo
  7. Sejas feliz - Tuta
  8. Juramento - Dino Franco
  9. Decisão errada - Tuta
  10. Velhos ditados - Tuta
  11. Meu ciúme - Tuta
  12. Amor fingido - Tuta

DOWNLOAD – Clique aqui, vá site do Clube da Viola de Bauru e clique na foto de tuta e Tota

BIOGRAFIA de Tuta e Tota

Filhos de Augusto Guerra (Italiano) e Maria Arca (Espanhola), os irmãos Oziel Guerra (o Tuta) e Gérson Guerra (o Tota) nasceram na cidade de Avaré-SP, onde passaram seus tempos de criança.

Ainda jovens, Oziel e Gérson trocaram sua Avaré natal pela Capital Paulista onde, no início da década de 1950, iniciaram a carreira artística na Rádio Nacional (hoje Rádio Globo), no programa "Alvorada Cabocla", que era apresentado por José de Moura Barbosa, o famosíssimo Nhô Zé, programa esse no qual os dois irmãos se apresentavam todas as Quintas-Feiras, cantando da mesma forma como já faziam nos sítios e fazendas onde moraram.

Até que em 1956, atendendo ao convite do Comendador Biguá, trocaram a Rádio Nacional pela Rádio Bandeirantes, onde passaram a participar do programa "Brasil Caboclo", que era apresentado pelo Comendador Biguá e também pelo Capitão Barduíno. E, em paralelo, Tuta e Tota também trabalharam durante um ano ao lado do humorista Saracura na Rádio Tupi e também durante um ano na Rádio Record.

Em 1960 Tuta e Tota, juntamente como o saudoso Nascim Filho, passaram a produzir e apresentar na Rádio Bandeirantes o programa "Bom Dia Sertão" que ia ao ar todos os Domingos, programa esse que permaneceu no ar até 1995!

No ano seguinte, 1961, Tuta e Tota gravaram seu primeiro disco de 78 RPM pela gravadora Chantecler (hoje Warner Music), tendo no Lado A a Guarânia "Falso Juramento" (Tuta - Nelson Gomes) (a música cujo trecho o Apreciador ouve ao acessar essa página) e, no Lado B, a Moda de Viola "O Preço Da Mentira” (Tuta - Tota), as quais são consideradas até hoje como sendo os maiores sucessos da dupla, e bastante solicitadas em programas de rádio e apresentações.

Tuta e Tota gravaram o já mencionado Disco 78 RPM, 3 LP's e 1 Compacto Simples. Desconheço até o momento qualquer remasterização em CD dos discos gravados pela dupla.

Em 1968, gravaram ainda um Compacto Simples com "A Força Do Amor" (Nascim Filho - Cláudio Duarte), música essa que foi vetada pela censura da época... Composição musical que falava apenas de amor...

Tuta fazendo a Primeira Voz, tocando o Violão; Tota fazendo a Segunda Voz, tocando a Viola; além de excelentes intérpretes, também têm bastante destaque como compositores (principalmente o Tuta), com mais de 300 Obras Musicais gravadas por renomadíssimos intérpretes do quilate de Tonico e Tinoco, Leôncio e Leonel, Zico e Zeca, Liu e Léu, Abel e Caim, Pedro Bento e Zé da Estrada, Lourenço e Lourival, "Vadico e Vidoco", Zilo e Zalo e "Mário e Marin", apenas para citar alguns.

Segundo Tuta, ele só não conseguiu que uma música sua fosse gravada pela inesquecível dupla Tião Carreiro e Pardinho, apesar da idéia ter sido cogitada pouco antes do falecimento do Criador e Rei do Pagode.

Tuta e Tota viajaram por esse imenso Brasil em memoráveis apresentações, incluindo também diversos circos, por onde ajudaram a construir a História da genuína Música Caipira Raiz. Tuta atualmente reside em Diadema-SP e Tota em Santo André-SP, sendo que a dupla continua se apresentando por todo o Brasil e participando ativamente de diversos programas de Rádio e TV, apesar do pequeno número de discos gravados.

Além de integrar a excelente Dupla Caipira Raiz aqui homenageada, Gerson Guerra, o Tota, é Palestrante e Pesquisador e também possui Formação Superior em Administração de Empresas e é pós-graduado em Administração da Produção e Produções Mecânicas. Tota foi também Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas do Instituto de Ensino Superior Senador Flaquer de Santo André-SP, ministrando as Cadeiras de Administração de Produção, Planejamento, Controle da Produção e Estratégia Empresarial.

Tota prossegue fazendo Pós-Graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e trabalha também na realização do Projeto "Violas e Violeiros" em parceria com o Ministério da Cultura.

Fonte: www.recantocaipira.com.br

2 comentários:

  1. Bom dia. Recebi uma notícia da prima Cleusa Vidal dizendo que Oziel Guerra (Tuta) da dupla sertaneja Tuta e Tota faleceu dias atrás.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite tuta nasceu em 1930 e faleceu em 2017 aos 86 anos e tota faleceu em hoje 25/11/2021

    ResponderExcluir