Morreu, aos 91 anos, à 1h40 desta madrugada de sexta-feira, no Hospital Municipal Doutor Ignácio Proença de Gouvêa, na Mooca, zona leste da capital paulista, o cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco, que se desfez em 1994 com a morte de Tonico, seu irmão.
Segundo José Carlos Perillo Perez, filho e empresário do cantor, o pai não vinha lutando contra alguma enfermidade considerada "gravíssima" e passou mal na tarde de quinta-feira (dia 3), quando foi internado no hospital, onde deu entrada com crise respiratória por volta das 15h.
Os médicos afirmaram aos familiares, segundo estes, que, pelos sinais apresentados pelo cantor, ele havia sofrido um enfarte dois dias atrás, apesar de não ter sentido sintoma algum em casa. Antes de falecer, Tinoco teve duas paradas cardíacas no hospital, afirmaram os parentes.
Segundo José Carlos, o pai estava relativamente bem. "Inclusive na quarta-feira ele gravou para o programa da Inezita Barroso lá no Teatro Franco Zampari, na Avenida Tiradentes. A apresentação vai ao ar no próximo dia 20", afirmou o filho do cantor. O velório de Tinoco terá início às 10 horas no Cemitério Quarta Parada, no bairro do Belém, na zona leste. O enterro está marcado para as 17 horas no Cemitério da Vila Alpina, também na zona leste.
João Salvador Perez, o Tonico, faleceu no dia 13 de agosto de 1994 ao cair da escada do prédio onde morava. O último show da Dupla Tonico & Tinoco foi na cidade mato-grossense de Juína, em 7 de agosto de 1994. Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram cerca de mil gravações, divididas em 83 discos que venderam mais de 150 milhões de cópias, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira.
Com informações da Agência Estado
Biografia de Tonico e Tinoco – Site Recanto Caipira
Nos do Clube da Viola de Bauru externamos nossos sentimentos a toda família sertaneja, em especial aos familiares, amigos e fãs do Tinoco e de todo trabalho da grande e saudosa dupla Tonico e Tinoco.
Tião Camargo
Sou novo tenho 43 anos aprendi a gostar com meu saudoso avo Manoel Leoncio Cosmo (hoje teria 86 anos) que seguiu de perto esta maravilhosa dupla...que Deus tenha piedade é de nós pois ficamos orfãos + 1 vez mas por outro lado o Céu esta em festa mais uma vez...saudades...
ResponderExcluirtenho só 21 anos e aprendi a apreciar esta preciosidade enfelismente ficamos deficientes de talento hj não ouço mais musicas de qualidade como chico mineiro invez disso é thu tha q pena perdemos um icone vou crescer sem ver o verdadeiro talento brasileiro va em paz a musica brasileira chora......
ResponderExcluirficamos alejados musicalmente pois perdemos uma estrela musical,muitos nao escutavam tunico e tinoco pois não tem cultura e só escutam michel telo , gustavo lima que tambem são cantores ótimos mais nao como esta estrela que perdemos e muitas outras tambem...
ResponderExcluiros verdadeiros sertanejistas choram, de saudades...
va em paz meu fã...
Hoje, revendo o Viola Minha Viola que foi feito em homenagem a ele, meus olhos se encheram de lágrimas.
ResponderExcluirSe tenho lembranças da minha infância, posso dizer que algumas delas são do tempo que meu pai ouvia a dupla no programa na Beira da Tuia.
Perdemos um dos maiores expoentes da verdadeira música do povo do sertão. Só nos resta agora ter que suportar o tal sertanejo universitário e seus tchetchereretchetche, que coisa mais triste e lastimável!
VOLTANDO AQUI DEPOIS DE 12 ANOS AGORA COM 55 ANOS MAS A SAUDADE SÓ AUMENTA....QUE PENA
ResponderExcluir