Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

segunda-feira, 7 de maio de 2012

E-mail do Escritor Israel Lopes

Amigo TIÃO CAMARGO
        Nós, pesquisadores da Música Regional Brasileira, estamos entristecidos com a perda do grande Tinoco. Mas ele, faz parte da História da Música Popular Brasileira. Sei que que o amigo também é pesquisador de sua vida e de sua obra. Uma prova disso, é o que tem publicado no  teu Blog SAUDADE SERTANEJA. Também tive o privilégio de ter publicado no site do Paulo Roberto Moura Castro, o meu estudo "TONICO E TINOCO E A MÚSICA DO RIO GRANDE". Pois eles de 1959 para cá, sempre incluiam duas músicas gauchescas nos LPs que iam gravando. Então, o sucesso deles, aqui no Rio Grande do Sul era fantástico. Mas, também o povo gaúcho escutava as músicas caipiras. Pois existe uma identificação muito grande entre os gaúchos e paulistas, quando a música é autêntica, falando do campo, dos usos e costumes do Homem Rural. E, nisso, Tonico e Tinoco foram Mestres.
         Uma prova de que nós gaúchos, valorizamos Tonico e Tinoco, é este artigo "Caipira Universal" que o nosso grande escritor e historiador JUREMIR MACHADO DA SILVA escreveu e publicou na sua conhecida e muito lida coluna no Correio do Povo, de Porto Alegre, no dia 5 de maio. Juremir Machado da Silva  é um escritor reconhecido, autor de vários livros, com  destaque de crítica literária, entre os quais, o excelente livro "VOZES DA LEGALIDADE - Política e Imaginário na Era do Rádio".
         Eu li, reli, esse grande artigo sobre o Tinoco. Pois foi o melhor documento que li sobre Tinoco, escrito aqui no Rio Grande do Sul, agora no seu passamento. É uma prova de quanto nós gaúchos, também gostamos da música caipira, especialmente da música de Tonico e Tinoco. É um trabalho digno de ser citado em trabalhos futuros sobre a nossa Música Caipira.
          Com um grande abraço, meu amigo e colega de pesquisa sobre a música regional brasileira.
           Israel Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário