Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Que Beleza!!

Achei esta história fantástica.

Fonte: Coluna "Que Beleza" do Tinoco no Site Porteira Brasil

tinocohead

“Festa Junina do Nenê Cabo Verde!″

Que Beleza!!

Vamos mais uma vez contar um pouco das nossas andanças em 75 anos de Carreira.  Como prometi na última coluna, hoje vou contar quando fomos convidados para um Festa em Minas Gerais.

Isso aconteceu em meados de 1953, quando um dia entrou no escritório um contratante chamado Nenê Cabo Verde.  Insistia em levar a gente pois seriam 3 dias de festa com tudo pago.  No começo fiquei desconfiado, pois o hominho enfiou a mão no bolso e já pagou adiantado. Disse que era pras despesas, mas era quase o dinheiro que eu tinha pedido.

No dia marcado chegamos na Fazenda, e na Porteira já encontramos um capanga morto porque não tinha obedecido uma ordem do Nenê Cabo Verde.   Olhei pro Tonico e logo disse:   Vamo faze tudo que o homem mandar pra gente sair vivo daqui.

Ficamos hospedado num rancho, e logo a noite um empregado veio buscar a gente pra cantar na festa.   Era só o Nenê olhar pra gente, a viola já tava tinindo e nós cantando.  Cantamos no palco, cantamos depois que um compadre do Nenê chegou atrasado, cantamos pra mãe do Nenê que não podia andar e assim por diante.  No dia seguinte, recebemos o dinheiro e viramos rapidinho no pé.

No ano seguinte, o Nenê Cabo Verde apareceu no escritório dizendo era pra gente voltar na Festa.   Mais que depressa disse que tinha uma viagem já marcada, e por isso este ano ele levou a Dupla Serrinha e Caboclinho.  Nem preciso falar que eles saíram escondido porque não tiveram a paciência que nós tivemos com o Nenê .  Quando no palco ninguém  aplaudiu no final da música, o Serrinha disse bem alto: é por isso que mineiro perde o bonde, não sabe nem aplaudir dois grandes nomes da musica caipira!

Quando o Nenê ficou sabendo, fez a dupla cantar a noite inteira só pra ele escutar.  No terceiro ano não teve jeito, o Nenê escutava o Programa e sabia que naquela data não tinha nenhuma apresentação. No dia marcado, passamos em Poços de Caldas/MG e contratamos um pistoleiro pra ir com a gente.   Carregamos o carro de armas e tocamos para a Festa.   Quando o Nenê olhou no carro, logo emendei que tava voltando de uma viagem a Mato Grosso.

La fomos nós pro mesmo Rancho e qual a nossa surpresa que na hora da Festa fomos convidados para dançar e participar como convidados,   Ficamos lá os três dias, recebemos o cache sem cantar uma moda se quer.  O pior é que tivemos que pagar o pistoleiro que também não gastou uma bala.

Depois ficamos amigos, hoje tem uma cidade chamada Cabo Verde no sul de Minas.  Não sei dizer se é por causa do amigo Nenê que na verdade  não era nenhum bandido. Em toda região  tinha uma pessoa que colocava respeito. Muitos Nenês encontramos Brasil a fora, eram pessoas que defendiam o povo e ao sistema antigo, comandavam as Cidades pelo Brasil.

Bem por hoje a prosa foi boa,  a semana que vem a gente fala mais.

Tinoco Brasil

11 9640.2315

Nenhum comentário:

Postar um comentário