Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pena Branca morre aos 70 anos na capital

Gio Mendes
giomendes@diariosp.com.br

José Ramiro (fundo) foi vítima de enfarte

O cantor José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca, morreu aos 70 anos, após passar mal em casa, no Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, por volta das 18h30 de ontem. Nascido em Igarapava, no interior de São Paulo, Pena Branca fazia dupla com o irmão Ranufo Ramiro da Silva, o Xavantinho. Os dois cantavam juntos desde 1962, mas a dupla encerrou a carreira há dez anos, com a morte de Xavantinho em 8 de outubro de 1999. Xavantinho, que era natural de Uberlândia (MG), morreu de insuficiência respiratória e falência múltipla de órgãos. Já Pena Branca sofreu um infarto fulminante.

Pena Branca estava sentado  na cozinha assistindo um programa de esportes quando passou mal e caiu da cadeira. Na queda, ele chegou a bater a cabeça numa das gavetas da pia. A mulher correu para ajudar o marido, que estava inconsciente e com a cabeça sangrando. Ela pediu ajuda para vizinhos, que levaram Pena Branca para o Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã. O cantor foi atendido pelos médicos, mas não resistiu.

Apesar de ter nascido em São Paulo, Pena Branca foi criado em Uberlândia, onde trabalhava na roça com a família. Ele e o irmão Xavantinho vieram para São Paulo em 1968 para iniciar a carreira artística. Dois anos depois, Pena Branca e Xavantinho gravam o primeiro compacto, chamado “Saudade”. Nos anos seguintes, eles se apresentam em vários shows ao lado da dupla caipira Tonico e Tonico, uma das mais famosas do país.

Em 1980, Pena Branca e Xavantinho participam do “Festival MPB Shell”, da TV Globo, com a música “Que terreiro é esse?”, de Xavantinho, que se classificou para a final. Ao todo, os  irmãos ganharam cinco prêmios Sharp ao longo de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário