Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Zé da Barca e Rei do Gado - Embarque de Boiada - 1983

Zé da Barca e Rei do Gado - Capa
Zé da Barca e Rei do Gado - Verso

Os irmãos José Wilson Aguiar dos Santos, o Zé da Barca, e Milton Benedito Aguiar dos Santos, o Rei do Gado, nasceram no Distrito de Iguatemi, município de Jaú, Estado de São Paulo. Começaram a aprender tocar e cantar quando ainda eram meninos.

Em 1953, formaram a dupla Sanhaço e Canarinho e passaram a se apresentar na Rádio de Ibitinga, num programa de auditório, patrocinado pela Casa Sebastião Sayão e em circos da região, como Circo do Zé da Breca.

No mesmo ano mudaram para Bauru onde residem até hoje. Mudaram o nome da dupla diversas vezes antes de adotarem o nome de Zé da Barca e Rei do Gado. De Sanhaço e Canarinho mudaram para Canarinho e Ribeirinho, depois para Tietezinho e Monte Belo. Numa separação da dupla, o Tietezinho (Zé da Barca), formou dupla com o Valério, ex-integrante do trio Valério, Falseti e Paquito, isso nos anos de 1977 e 1978. Mas logo em seguida, os irmãos se juntaram novamente, agora com o nome de Zé da Barca e Fazendeiro.

Durante todo esse em que cantavam amistosamente, os irmãos trabalharam muito como peões de boiadeiro, levando e buscando boiadas em longas viagens pelo Interior do Estado de São Paulo, e o Zé da Barca sempre se destacou com um grande berranteiro.

Eles, que haviam gravado um compacto simples, no começo dos anos oitenta, resolveram gravar seu primeiro LP, agora já com o nome de Zé da Barca e Rei do gado. Gravaram, então, em 1983, O LP “Embarque de Boiada”, um disco muito bem produzido e coordenado pelos irmãos Hildebrando M. e Elizeu M. Siqueira. Destacamos nesse álbum, principalmente, as músicas: Embarque de Boiada, Adeus Mato Grosso, Lá no Céu Não Tem Trapaça e Vou Buscar a Mineira.

A música “Vou Buscar a Mineira”, aparece no disco como sendo de autoria do Rei do Gado, mas na verdade é letra e música do Zé da Barca e foi gravada, primeiramente, por Vadico e Vidoco. Recentemente, essa mesma música foi gravada por Lourenço e Lourival com o nome “Buscando a Mineira”.

Depois de outras separações, a dupla se juntou novamente em 2008 e gravou um CD - que futuramente estaremos mostrando aqui no blog Saudade Sertaneja - mas já se separaram outra vez e o Zé da Barca está preparando um novo trabalho com o Mirassol da antiga dupla “Mirassol e Amambaí”.

O Zé da Barca sempre foi um grande entusiasta pela Música Sertaneja de Raiz, canta com todo mundo sem nenhum problema, fazendo primeira ou segunda voz, tocando viola ou violão. Em Bauru, é difícil achar um violeiro que ainda não cantou com ele, inclusive com o João Mulato e o Zé Goiano. Até comigo, quando ganhamos o Festival de Guarulhos em 1994 com a música “Apeiro de Dois Ofícios”. Veja em Marcadores “Tião Camargo e Zé da Barca”, aqui no blog Saudade Sertaneja.

Tião Camargo

  1. Embarque de Boiada (Zé da Barca e Hildebrando Siqueira)
  2. Adeus Mato Grosso (Elizeu Siqueira e Zé da Barca)
  3. Minha Opinião (Zé da Barca)
  4. Homenagem de Carlito (Zé da Barca e Rei do Gado)
  5. Tudo Corre (Zé da Barca)
  6. Morena Bonita (Antônio Aguiar e Rei do Gado)
  7. Lá no Céu Não Tem Trapaça (Zé da Barca)
  8. Conselho (Zé da Barca)
  9. Não Quero Me Casar (Elizeu M. Siqueira e Zé da Barca)
  10. Retrato na Mesa (Zé da Barca e Hildebrando M. Siqueira)
  11. Vou Buscar a Mineira (Zé da Barca)
  12. Vê Se Está Certo (Zé da Barca e Rei do Gado)

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário