Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Turma Caipira de Cornélio Pires “Os Pioneiros da Moda de Viola de 1929” – Livro de Israel Lopes

Em primeiro lugar, quero agradecer a carta virtual cuja Mensagem Original segue. Em segundo lugar pelo interesse sobre o meu livro "TURMA CAIPIRA CORNÉLIO PIRES, Os Pioneiros da Moda de Viola em  1929". É com muita honra que vou enviar ao amigo um exemplar do meu livro e será de cortesia. Fiquei muito contente em saber que irá divulgar no seu apreciado Blog. A propósito do mesmo quero lhe dizer que estou elaborando um trabalho sobra  A MODA CAIPIRA DE CORNÉLIO PIRES e tem uma parte que se chama Cornélio Pires em "sites" sobre a Cultura Caipira". Trabalho que venho realizando desse março deste ano. E o Blog do amigo, o SAUDADE SERTANEJA, está incluido há tempo, nesse meu trabalho. Estou te enviando digitalizado as duas páginas que falam nesses sites e blogs, que mencionam Cornélio Pires, para o amigo ver. (ONDE ESTÁ O SAUDADE SERTANEJA, de Tião Camargo, como poderá ver).

Cornélio Pires 07

Cornélio Pires 08

Somente hoje pude responder sua carta, postada no dia 10, na sexta. Pois veio uma chavarada aqui, trovejava, no sábado e no domingo até ontem à noite, ali não liguei a INTERNET. Choveu mais de 200 milímetros, aqui em São Borja. Mas agora estou, com muita satisfação, respondendo ao amigo.  Aqui quero dizer que já tenho olhado várias vezes o seu blog e gosto muito do que vem divulgando sobre a nossa música caipira. Parabéns por esse grande trabalho. O amigo GUIDO CARRIJO que lhe passou o meu e-mail,  é também uma grande pessoa. Ele também gosta muito da nossa música caipira. Ele muito tem divulgado o meu livro, o que tem me deixado muito contente.  Gostei também de ver que ele, como bom caboclo que é, de muita fibra, saiu em defesa do nosso grande TINOCO. Essa crítica que fizeram ao Tinoco é injusta, uma crítica nojenta, por alguém que de certo, é um  desses que gosta de cultura estrangeira e não honra a nossa Música Verde-Amarela, que para nós é uma Bandeira Nacional.

No meu livro, encontrará muita matéria sobre Tonico e Tinoco, a maior dupla sertaneja autêntica de todos os tempos. Eu considero eles, seguidores da Turma do Cornélio, da dupla Mandy e Sorocabinha. Eles mesmo confessam, no livro de memórias, o que cito no meu livro. Pois sou muito de citar as fontes, o que engrandece um trabalho de pesquisa. Inclusive, tem várias entrevistas com o Sorocabinha, dom filhas dele, Terezinha e Maria Immaculada. Tem entrevista com o Mandy. Mandy e Sorocabinha, que entrevistei para o livro, na década de 1980, eles eram os únicos remanescentes da Turma do Cornélio. Também participaram de outra turma, da Turma Caipira Victor de Piracicaba. Gravaram muitos discos de 78 como dupla Mandy e Sorocabinha, mais de 60 modas de viola. Aí está a origem da música caipira autêntica. O Sorocabinha faleceu com 100 anos em 1995. Também entrevistei o Cobrinha, o Cantor Patrimônio de Piracicaba, ele que cantava muito bem o Hino de Piracicaba, onde menciono no meu livro dois versos, do Newton Mello: "Piracicaba que adora tanto/Cheia de flores, cheia de encantos..."

Amigo Tião Camargo, que satisfação em estar escrevendo pra ti. Vou parar, senão eu me vou. Pois o assunto me é muito impolgante. Mas vou te enviar o livro e algumas matérias, artigos meus, matérias sobre meu trabalho literário como pesquisador.

Agradecendo a atenção, desejando sucesso, aqui vai um grande abraço.

Israel Lopes (escritor.israellopes@bol.com.br)

Cornélio Pires 05

Parabéns meu amigo Israel Lopes pelo belíssimo trabalho e obrigado pelo presente.

Cornélio Pires 01

Cornélio Pires 02

Cornélio Pires 04

Cornélio Pires 03

Cornélio Pires 06

Um comentário:

  1. oi tudo bom vim passar para olhar o blog e falar que esta rolando um super sorteio passa la em kk
    abraços.

    ResponderExcluir