Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

sábado, 30 de maio de 2009

Eli Silva e Zé Goiano - Modas de Viola - Vol 3

01 Velho Poeta (Zacarias Falseti, Benedito Falseti e Jesus Belmiro)
02 As Três Cuibanas (Zé Carreiro e Carreirinho)
03 Ferreirinha (Carreirinho)
04 O Mineiro e o Italiano (Nelson Gomes e Teddy Vieira)
05 Pousa do Boiadeiro (Dino Franco e Tião Carreiro)
06 Boi Soberano (Pedro Lopes Oliveira, Izaltino G. de Paula e Carreirinho)
07 Exemplo de Humildade (Dino Franco e Tião Carreiro)
08 Boiada Cuiabana (Zé Carreiro e Carreirinho)
09 Terra Roxa (Teddy Vieira)
10 Preto da Alma Branca (Teddy Vieira e Lauripe Pedro)
11 Meu Sitiozinho (Tião Camargo e Zé Goiano)
12 Rei do Gado (Teddy Vieira)
13 Cabloco na Cidade (Nhô Chico e Dino Franco)
14 Adeus Mocidade (Erlon Valentim Vieira e Zé Goiano)
15 Dona Felicidade (Teddy Vieira)
16 Nelore Valente (Sulino e Antonio Carlos da Silva)
17 Trem das Sete (Raul Seixas)
18 O Esteio e o Estorvo (Moacyr dos Santos e Paraíso)
----------------------------------------------------------------
DOWNLOAD (baixesertão.blogspot.com)
-----------------------------------------------------------------
Quando eu escrevi a letra na música "Meu Pequeno Território" para participar do Festival Sertanejo de Guarulhos, em 1992, escrevi também a letra da música "Meu Sitozinho" contando a mesma história, com outras palavras, é claro. Em 1993, Meu Pequeno Território, vencedora do Festival com Eli Silva e Zé Goiano, foi lançada no primeiro disco da dupla. Meu Sitiozinho, só gravada em 2001, no 3º CD de modas de viola da dupla.
----------------------------------------------------------
Neste CD aparece a música "Velho Poeta" trazendo como autores Zacarias Falseti, Benedito Falseti e Jesus Belmiro. Na verdade, a música é de autoria do Ataíde Falseti, pai do Zacarias e irmão do Benedito Falseti. O Bendito Falseti fez parte da dupla "Irmãos Falseti", no final dos 50, com seu irmão Silico Falseti. Como o Ataíde faleceu sem registrar a música, para o Eli Silva e o Zé Goiano gravarem tiveram que colocar em nome de outros compositores. O Jesus Belmiro fez algumas motificações na letra e acabou entrando como parceiro, com justiça, diga-se de passagem. Mesmo não estando devidamente registrada, essa música, com outra melodia, já havia sido gravada por Ely e Eloy, em 1976, como o nome de "Minha Prece", trazendo como autor o Ataíde Falseti e Zé Floriano; em 1977, foi gravada por Peão de Ouro e Rei do Laço com o nome de "Mapa do Brasil, trazendo como autores Sargento Juarez Miranda, Peão de Ouro e Rei do Laço; finalmente foi gravada pelo Peão de Ouro e Pardinha com o nome "Mapa do Estado" trazendo como autores Peão de Ouro e Sargento Juarez Miranda; mas, com certeza, a música é do Ataíde Falseti. Lembro-me muito bem de quando o Ataíde escreveu a letra dessa música e a gente cantava juntos nos barzinhos aqui em Bauru. A melodia é do Zé Floriano da cidade de Itaju. O Ataíde e autor também da música Peão Disposto, gravada por Leôncio e Leonel.
----------------------------------------------------------
Esse álbum está postado no blog baixesertão, mas omitiram os nomes de todos os compositores. Postamos aqui o link do referido blog para quem quiser baixar o CD, mas desfizemos a injustiça.
---------------------------------------------------------
A grande mancada desse CD, sem dúvida alguma, é a música "Trem das Sete" do Raul Seixa; não tem nada a ver com Eli Silva e Zé, muito menos com um CD de modas de viola. Foi um imposição absurda e ridícula da gravadora, pois, nem o Eli, nem o Zé Goiano, queriam gravar a referida música.
--------------------------------------------------------
Em breve vamos postar aqui os discos de Ely e Eloy, Peão de Ouro e Rei do Laço e Peão de Ouro e Pardinha. Lembramos que esse Peão nada tem a ver com aquele Peão de Ouro da com o Boiadeiro (Pajé)

Um comentário: