Seguidores

Play Novo

Web Rádio "SAUDADE SERTANEJA, transmitindo de Bauru/SP, Sob Direção Geral de Tião Camargo

codigo 1 codigo2 codigo3

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Biguá e Souza e Monteiro – Cruz de Ferro



Recebi do meu amigo Ademar Afonso, da cidade de Londrina/PR, a quem agradeço muito, de coração, a música de Souza e Monteiro que faltou quando postei a discografia da dupla. Trata-se de uma declamação de Biguá, da letra da música “Cruz de Ferro”.
Por falar no Biguá, aproveitamos para colocar aqui uma pequena biografia dele.
José Ângelo de Campos, o Biguá, nasceu em 1930, na cidade de Paraguaçu Paulista. Dedicou toda a sua vida ao rádio. Iniciou na PRP - Rádio Propaganda de Paraguaçu, atuando como declamador e apresentador de programa sertanejo. Em 1947 mudou-se para São Paulo. Em 1949 começou a apresentar "Na Serra da Mantiqueira", na Rádio Bandeirantes, programa criado pelos Irmãos Mota, que o dirigiram até o Comendador Biguá assumi-lo e transformá-lo em líder de audiência. Atuou em circos, tendo viajado durante cinco anos com o circo "Oni", da família Stuart. Trabalhou ainda nas Rádios Tupi e Cultura. Em 1954, a toada "Capelinha de Chico Mineiro", de sua autoria e Teddy Vieira, foi gravada por Zico e Zeca. Em 1955, a mesma dupla Zico e Zeca gravou o cateretê "Desprezo", de sua autoria e Priminho. No mesmo ano, Souza e Monteiro gravaram "Amor passageiro", valsa também da parceria com Teddy Vieira. Ainda podemos destacar outras composições de Biguá, tais como: Amor Passageiro, Velha Querência, Se os Animais Falassem. etc. Perbebam que, desde aquela época, os compositores já eram deixados de lado, ou para trás. No máximo ocupavam a contra-capa, como essa foto do Biguá.


biguáComendador Biguá. Foto da contra-capa da Revista Sertaneja, nº 8, de novembro de 1958.
Quem tiver mais algum dado sobre o Biguá, fotos, por exemplo, ficaremos grátis se nos enviar.
Souza_e_Monteiro

Cruz de Ferro (Anacleto Rosas Jr. e Elpídio dos Santos) Declamação do Biguá – parte da discografia de Souza e Monteiro. Foto e música enviadas pelo nosso compadre Ademar Afonso de Londrina/PR. Obrigado, compadre Ademar! Sua ajuda foi fantástica. Precisamos e conta com a ajuda de pessoas como você para que possamos continuar.

3 comentários:

  1. OLA BOA NOITE,ACABEI DE LER ESTA PAGINA E QUERIA DIZR QUE SOU FILHO DO CMENDADOR BIGUA MEU NOME É CELSO DE CAMPOS JA ESTOU COM 63 ANOS E MEU PAI JA FALECIDO A36 ANOS,QURIA QUE MANDASSE UMA MSG DIZENDO COM O POSSO MANDAR ALGUMAS FOTOS?VOU AGUARDAR SUA RESPOSTA OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA CELSO MEU NOME É SANDRO ANDRADE SOU NETO DO COMENDADOR BIGUA FILHO DO CLOVIS GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO MEU EMAIL sandroandradeconsorcio@gmail.com

      Excluir
  2. Olá, Celso, Bom Dia! Muita hora tê-lo como visitante. Nosso objetivo é é divulgar e preservar a Cultura Sertaneja. Seu pai marcou a Época de Ouro da Verdadeira Música Sertaneja. Voc~e pode mandar a biografia, fotos e outros dados de seu pai para (slf.camargo@gmail.com. Teremos imenso prazer em divulgar aqui no blog. Um abraço!

    ResponderExcluir